Novas instituições no interior são beneficiadas pela ampliação da rede Ipê

- 21/05/2014

Instituições de cidades do interior de Goiás, Tocantins, Maranhão e Minas Gerais foram integradas à rede Ipê no âmbito do Programa Veredas Novas, de interiorização da rede acadêmica nacional, e receberam novas conexões na velocidade de 100 Mb/s.

Os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Luziânia e Itumbiara estão entre os contemplados, assim como os campi do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) em Rio Verde e Morrinhos. Em Minas Gerais, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), em Poços de Caldas, também foi conectada à rede Ipê nesta velocidade.

Na Região Norte, foram conectados o Instituto Federal de Tocantins (IFTO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), ambos em Gurupi. Além disso, os campi da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que ficam nas cidades de Imperatriz e Grajaú também foram contemplados.

O programa Veredas Novas visa conectar em alta velocidade todas as reitorias e campi de universidades e institutos federais do interior do país até 2014. São mais de 700 campi de instituições públicas no interior que, por meio de conexões em fibra óptica ou em rádio enlace, serão capazes de trocar tráfego com uma velocidade de 100 Mb/s a 1 Gb/s, oferecendo condições de uso da internet acadêmica para o desenvolvimento de pesquisa colaborativa e o experimento de aplicações avançadas também no interior, similares àquelas das instituições nas capitais do país.