Novidades no Vídeo@RNP melhoram experiência do usuário
O portal Vídeo@RNP está com novas funcionalidades que vão melhorar a experiência do usuário. Agora é possível adicionar um feed do Twitter (hashtag, timeline, likes e outros) em uma transmissão ao vivo, criar uma lista de vídeos para assistir futuramente, acessar transmissões ao vivo e canais de TV por dispositivos móveis e muito mais.
O destaque dessa atualização foi o suporte para acesso via dispositivos móveis (tablets, smartphones e etc.) aos serviços de Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV. Até então, este tipo de acesso era possível somente para o Vídeo Sob Demanda. “Com isso, consideramos que esta solução está completa, abrangendo os três serviços do portal”, comemorou o gerente de Serviços da RNP, Jean Carlo Faustino.
Entre os benefícios para os usuários do Vídeo sob Demanda, destacamos os recursos de upload de arquivos nos formatos .mov (Apple), .3gp (smartphones) e .WebM (Google); suporte para subir vários arquivos de vídeo ao mesmo tempo; e preenchimento automático do título do vídeo com base no nome do arquivo usado no upload. Somente no ano passado, esse serviço recebeu mais de 1.500 vídeos.
A Transmissão de Vídeo ao Vivo também é muito utilizada pelas instituições clientes da RNP, que em 2015 transmitiram quase 300 eventos. Esses usuários foram contemplados com novas funcionalidades, que incluem a possibilidade de cadastrar uma nuvem de tags com as palavras mais utilizadas no agendamento das transmissões de vídeo ao vivo e de adicionar um feed do Twitter.
Veja todas as novidades do Vídeo@RNP:
- Suporte ao upload de arquivos nos formatos .mov (Apple), .3gp (smartphones) e .WebM (google);
- Suporte ao upload de vários arquivos de vídeo ao mesmo tempo;
- Preenchimento automático do título do vídeo, com base no nome do arquivo utilizado no upload;
- Inclusão de referências a outros vídeos associados ao arquivo utilizado no upload, os quais aparecerão na forma de thumbnails animados;
- Acesso a thumbmails animados, no recurso de busca, ao passar o mouse sobre a referência a um vídeo;
- Opção de criar uma lista ‘Ver depois’, com vídeos de interesse, que ficará disponível na área do usuário;
- Usuários do portal de vídeo que manifestaram seu interesse por uma transmissão ao vivo específica receberão um lembrete da mesma por e-mail 24h do seu início;
- Nuvem de tags com as palavras mais utilizadas no agendamento das transmissões de vídeo ao vivo;
- Ao cadastrar uma nova transmissão de vídeo ao vivo, o usuário poderá adicionar um feed do Twitter;
- Suporte à transmissão de vídeo ao vivo para dispositivos móveis;
- Suporte à compatibilidade (potencial) com todos os browsers;
Além disso, há outros benefícios de infraestrutura que, apesar de não ser tão claros para o usuário final, viabilizam os benefícios acima elencados. São eles:
- Suporte ao protocolo HTTP Live Streaming (HLS);
- Preenchimento obrigatório do nome da instituição cliente, ao realizar o upload de um novo vídeo;
- Disponibilização de um codificador (encoder) de streaming para o formato HLS;
- Outras melhorias internas, como gerenciamento do mailing lists, filtros em gráficos, etc.