Programas de P&D Temáticos selecionam cinco projetos voltados para e-Saúde e educação a distância

- 05/12/2014

Nesta sexta-feira (5/12), a RNP divulgou o resultado de dois Programas de P&D Temáticos lançados em setembro, para educação a distância e e-Saúde. De 104 propostas recebidas no total, cinco projetos foram selecionados: três para educação a distância (EaD) e dois para e-Saúde.

“Recebemos um número expressivo de propostas, superior ao do tradicional Programa de Grupos de Trabalho. No entanto, muitas não puderam ser selecionadas pela limitação de recursos”, declara o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas da RNP, Leandro Ciuffo.

Em ensino a distância, as três propostas apresentaram possíveis aplicações em aprendizagem móvel, laboratórios virtuais e Universidade Aberta Online. São elas:

  • Laboratório Virtual de Atividades Didáticas em Ciências e Robótica (GT-LabVad): visa desenvolver um laboratório virtual para a apresentação remota de experimentos virtuais, adaptação de uma linguagem visual para crianças e disponibilização de bancadas virtuais em espaços públicos.

Coordenação: Fábio Ferrentini Sampaio (UFRJ), Leonardo Cunha de Miranda (UFRN) e Marcos da Fonseca Elia (UFRJ).

  • Recursos Educacionais Multiplataforma e Abertos na Rede (GT-REMAR): o objetivo é desenvolver ferramentas de autoria e de publicação para construção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA), em plataformas web, móvel e desktop.

Coordenação: Delano Medeiros Beder (UFSCAR) e Joice Lee Otsuka (UFSCAR).

  • Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE): propõe um sistema de experimentação remota, integrado a dispositivos móveis, que permita trabalhar com sistemas físicos reais através da internet.

Coordenação: Juarez Bento da Silva (UFSC).

Já os dois projetos selecionados em e-Saúde tiveram como foco as tecnologias móveis para apoiar o trabalho de profissionais de saúde, nos domínios de interesse: telessaúde para a Pessoa Idosa, na Saúde Indígena, em Doenças Raras e Regulação do SUS. São eles:

  • Desenvolvimento de aplicativo mobile para divulgação de informações sobre doenças raras (GT-RarasNet): propõe a criação de um aplicativo e uma plataforma web, integrada a dispositivos móveis, para a veiculação de informações nacionais de tais doenças.

Coordenação: Natan Monsores de Sá (UnB)

  • Implementação de Questionários Inteligentes para Dispositivos Móveis - estudo de caso aplicado na avaliação da Saúde Mental de Idosos (GT-MobVida): visa criar questionários eletrônicos de forma fácil e intuitiva, que permita o rastreamento de doenças e planejamento do cuidado da saúde mental de idosos.

Coordenação: Magdala de Araújo Novaes (UFPE)

Os Programas de P&D Temáticos tiveram como objetivo selecionar projetos que promovam o uso inovador da rede, por meio de aplicações que potencializem a colaboração remota nessas duas áreas do conhecimento. As propostas vieram de pesquisadores oriundos de organizações usuárias da RNP, selecionados para desenvolver projetos colaborativos.

O edital é financiado com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo Ministério da Educação e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), e faz parte das ações de P&D no escopo do Programa Interministerial RNP.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gt2015@rnp.br.