Projeto TV 3.0 participa de seminário de apresentação dos resultados ao MCom
Nos dias 3 e 4/4, o projeto TV 3.0, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) com execução da terceira fase pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e apoio da RNP, irá realizar, em Brasília, um seminário para apresentação dos resultados obtidos até o momento. O trabalho visa a desenvolver novas tecnologias para melhorar as qualidades de transmissão, áudio, vídeo e experiência para os espectadores, integrando a radiodifusão e a banda larga, assim buscando manter a televisão aberta atualizada e relevante para a população brasileira.
Dentro da programação do evento, serão realizadas mesas, palestras e painéis acerca dos insumos resultantes das pesquisas tocadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) e, especificamente na tarde do primeiro dia do encontro, acontecerão demonstrações de cada um deles. Veja quais são:
- Demonstração sobre os recursos de vídeo da TV 3.0: Simone Ferrara (V-Nova)
- Demonstração sobre os recursos de áudio e interatividade da TV 3.0: Gabriel Thomazini (Fraunhofer IIS) e David Britto Jr. (Mirakulo)
- Demonstração RECORD - A Fazenda: Sergio Santoro
- Demonstrações GLOBO - Publicidade segmentada, interatividade, UI & UX: Leandro Gejfinbein
- Multiplexador/Demultiplexador: Cristiano Akamine (Mackenzie)
- Avaliação de Vídeo: Eduardo Peixoto (UnB)
- TV orientada a aplicativos: Marcelo Moreno (UFJF)
- Acessibilidade e Alertas de Emergência: Guido Lemos (UFPB)
- Programação segmentada e personalizada: Paulo Lima (PUC-Rio)
- Efeitos sensoriais, interação multimodal e realidade virtual: Pedro Valentim (UFF)
Coordenador da equipe de P&D em Codificação de Aplicações no projeto, formada por 40 pesquisadores de diferentes universidades (UFJF, UFMA, UFPB, PUC-Rio, UFF, CEFET/RJ), o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcelo Moreno, acredita que o seminário com o MCom “traz excelentes oportunidades de intercâmbio de informações, opiniões e experiências entre a academia, a indústria, as entidades de regulação e de definição de políticas públicas. Primeiramente, trata-se de prestar contas à sociedade sobre os resultados e avanços atingidos, baseados na metodologia científica aplicada e no empenho de contribuir com o estado da arte nas áreas de radiodifusão e multimídia. E, tão importante quanto, promover um debate aberto e incentivado, com os variados perfis de profissionais envolvidos no evento, para que dele tiremos novos e importantes insumos para melhorias e desdobramentos sobre nossos achados, que culminarão, ao fim deste ano, na definição das especificações normativas do novo sistema brasileiro de TV digital terrestre, pelo Fórum SBTVD e o próprio MCom”.
Na visão da RNP, o encontro com o MCom “é uma oportunidade para reforçar o relacionamento da RNP com os pesquisadores envolvidos e o próprio Ministério, dando continuidade a uma parceria iniciada em 2006 quando a RNP fomentou a formação de diversas das redes de pesquisa em TV Digital que formaram muitos dos laboratórios e grupos que hoje atuam com a TV 3.0”, destaca Adriano Adoryan, gerente de soluções responsável pelo projeto TV 3.0.
Mais autonomia para o telespectador
Com relação ao trabalho desenvolvido até o momento pela sua equipe, o professor Moreno ressalta a atenção dada à jornada do telespectador, a fim de garantir a melhor experiência possível aos usuários da próxima geração de TV do Brasil.
“Desde que iniciamos o projeto, vimos a grande importância de rapidamente desenvolvermos e demonstrarmos provas de conceito que possibilitassem uma concretização relevante das novas experiências esperadas para a próxima geração de TV digital terrestre, a TV 3.0. Isso porque, no novo sistema, recai sobre a camada de suporte a aplicações um verdadeiro protagonismo na entrega final de tais experiências. Estamos falando de casos de uso como programação personalizada, construção de perfis de telespectadores, novas modalidades de interação, a entrega de conteúdos de acessibilidade em dispositivos secundários, o sincronismo com conteúdos imersivos, como áudio espacial, realidade virtual e efeitos sensoriais, entre outros. Todos esses novos casos de uso somente são possíveis de serem orquestrados e entregues pela nova geração de TV se avançarmos para um novo paradigma, no qual a experiência de telespectador é totalmente guiada por aplicativos. Neste ponto especificamente, tivemos uma fundamental contribuição da RNP (que sempre foi muito além do papel de gestora do projeto) ao disponibilizar seu time especialista em design thinking para conduzir sessões com nossos pesquisadores, de forma a, juntos, delinearmos uma jornada do telespectador viável a diferentes personas, em meio a essa mudança de paradigma.
*O seminário será transmitido pelo canal do MCom no YouTube.