Projetos da 3ª Chamada Coordenada BR-UE completam um ano e passam por avaliação

- 20/06/2017

Após cada ano de execução, os projetos desenvolvidos no âmbito da cooperação entre Brasil e União Europeia passam por uma avaliação conjunta. Os cinco projetos foram avaliados no primeiro semestre deste ano, em momentos diferentes, e o mais recente foi o projeto Futebol, que tem o objetivo de estudar a convergência entre redes ópticas e wireless. A avaliação foi realizada no dia 2/6, em Brasília, no prédio da RNP (foto 1).

“Nesse momento, dois avaliadores especialistas brasileiros e dois europeus analisam todos os entregáveis do projeto no período e comparam com o objetivo de pesquisa e cronograma previstos. Assim, qualquer desvio é evidenciado e pode ser tratado em tempo”, explicou o gerente de Projetos da RNP e responsável pelas chamadas entre BR-UE, Wanderson Paim.

O Futebol teve como resultado a recomendação para continuação sem alterações. Esse é um dos três resultados possíveis: continuação sem alterações, continuação com ajustes ou descontinuação. No caso deste projeto, a impressão dos avaliadores foi de que o cronograma vem sendo cumprido e os resultados estão alinhados ao objetivo de pesquisa do projeto. Algumas recomendações foram feitas para melhorar o acesso à plataforma e aprimorar o nível de alcance dos experimentos até as camadas mais inferiores da rede.

No dia anterior, 1/6, o projeto promoveu um workshop para entender das operadoras quais são suas principais demandas e desafios nessa área (foto 2). O projeto pretende disponibilizar uma plataforma de testes para executar experimentos de rede, explorando a convergência entre wireless e óptica, a fim de que sejam também atrativas às operadoras. “Assim, testes com novas tecnologias, inclusive as usadas para a implementação de redes 5G, poderão ser executados na plataforma, além de testes com dispositivos sensores e de radiotransmissão para implementação de soluções em Internet das Coisas”, destacou Paim.

No encerramento do workshop, o diretor da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), José Gustavo Gontijo (foto 3, à esq.), destacou a importância dessa cooperação e a expectativa de que os resultados possam também atender às demandas de pesquisadores das empresas, operadoras e sociedade.

Os outros projetos da 3ª Chamada foram avaliados anteriormente e também apresentaram resultados satisfatórios. O projeto HPC4E foi o primeiro a ser avaliado na França e foi recomendada a continuação com ajustes. Em seguida, o projeto SecureCloud foi avaliado no Brasil e também deve continuar com ajustes. Os projetos EUBraBigSea e EUBrasilCloudForum, coordenados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UNB), respectivamente, foram avaliados em Bruxelas e recomendados a continuação sem alterações. As avaliações de cada projeto acontecem geralmente em datas diferentes, alternadamente no Brasil e na Europa. A próxima avaliação do projeto FUTEBOL será na Irlanda, em 2018.

Mais detalhes sobre os resultados podem ser acompanhados nos sites de cada projeto.

Futebol: http://ict-futebol.org.br 

HPC4E: http://hpc4e.eu 

SecureCloud: http://securecloudproject.eu 

EUBra-BigSea: http://www.eubra-bigsea.eu 

EUBrasilCloudForum: https://www.eubrasilcloudforum.eu 

Sobre a Cooperação BR-UE em TIC

Os projetos executados em cooperação entre instituições brasileiras e europeias no âmbito das Chamadas Coordenadas são frutos de recursos da Lei de Informática, gerenciados pela Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações (MCTIC). A RNP faz uso desses recursos, por meio dos Programas e Projetos Prioritários em TI (PPI), para coordenar os projetos e promover a cooperação de forma harmônica, buscando suportar o desenvolvimento e potencializar os resultados das pesquisas.