RedCLARA publica estudo sobre maturidade de Governança de TIC na América Latina
A RedCLARA publicou o resultado do II Estudo sobre a Maturidade da Governança das TIC nas Instituições de Educação Superior da América Latina. O livro publicado no início de novembro de 2019, busca ser o ponto de partida dos trabalhos conjuntos das IES da América Latina, para promover as boas práticas no governo das TIC nessas instituições.
No âmbito do desenvolvimento das instituições de educação superior, as TIC têm vital importância no que tange a gestão, governo e governança, considerando que a última é o marco sobre o qual se apoiam aqueles que tomam e executam decisões.
Foi com esta premissa que, por ocasião da Conferencia TICAL2017, realizada na Costa Rica, criou-se o Grupo de Governança em TIC da América Latina (G-TIC), integrado pelos diretores de tecnologia das instituições membros da Rede de Diretores TIC das Instituições de Educação Superior Latinoamericanas (ReDiTIC) e membros de RedCLARA, com o propósito de tomar ações em matéria de governo de TIC vinculado às IES regionais.
Foi assim que em junho de 2018 se convidou, por meio de RedCLARA, aos diretores e responsáveis pelas TIC nas universidades da América Latina para que respondessem à pesquisa “II Estudo sobre a Maturidade da Governança das TIC nas Instituições de Educação Superior da América Latina” até o dia 12 de agosto do mesmo ano. O objetivo da pesquisa era reconhecer os avanços obtidos desde o primeiro estudo, realizado em 2014, discutir os temas pendentes e identificar ações de fortalecimento para avançar na incorporação de estratégias. Os objetivos específicos definidos nos estudos foram os seguintes:
- Avaliar o grau de maturidade das IES regionais em matéria de Governança de TIC.
- Fortalecer a Governança de TIC.
- Incorporar estratégias de melhora contínua a partir da área de TIC para a totalidade dos âmbitos de atuação das IES integradas à ReDiTIC.
- Padronizar o desenvolvimento das melhores práticas de G-TIC com o objetivo de assegurar que o trabalho efetuado pelas entidades universitárias seja gerido em conformidade com os objetivos institucionais e as melhores práticas internacionais.
O resultado deste trabalho é o libro aqui apresentado, que oferece um panorama dos avanços obtidos no desenvolvimento e na promoção de estudos de TIC na região e os esforços conjuntos realizados especialmente por meio da realização de pesquisas nacionais. São antecedentes deste estudo, o documento apresentado por RedCLARA em 2014 (entregue de forma privativa aos participantes da primeira pesquisa), os esforços da Comissão Setorial de Tecnologias da Informação e das Comunicações (CRUE-TIC), da Espanha, e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES), do México.