RNP anuncia projetos selecionados em seu Programa de P&DI Serviços Avançados para 2023
Após o lançamento da chamada pública de P&DI Serviços Avançados de 2022, em julho deste ano, a RNP anuncia os quatro Grupos de Trabalho (GTs) selecionados para a primeira fase do Programa de P&DI Serviços Avançados que está focado na criação de novos produtos e serviços para o Sistema RNP.
Foi convidada toda a comunidade de ensino e pesquisa para empreender com startups ou sem startups. Os GTs aprovados irão desenvolver ao longo de 12 meses, no período entre janeiro e dezembro de 2023, seus respectivos Mínimo Produto Viável (MVP):
GT-OnE!: Olho no Enlace! (Universidade Federal do Espírito Santo)
Coordenação: Camilo A. R. Diaz (UFES)
Parcerias: PoP-ES, Startup Vixphy
O projeto tem o objetivo de propiciar a supervisão contínua de plantas ópticas customizadas para o nicho de redes de campus e metropolitanas, permitindo a identificação de comodities ópticos para extrair diversas informações de camada física da planta óptica, aproveitando-se de grandes quantidades de dados monitorados e de aprendizagem de máquina.
GT-CampusEdge: Computação na borda para campi universitários (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Coordenação: Rodrigo de Souza Couto (UFRJ)
O projeto tem como objetivo criar uma plataforma para a orquestração de nós de computação na borda nas universidades. A solução fornecerá a IEs serviços de poder computacional com maior responsividade, escalabilidade, privacidade e disponibilidade, além dos benefícios de nuvens tradicionais.
GT-SmartMed: Dados Médicos Distribuídos com Controle de Acesso baseado em Atributos através de Contratos Inteligentes (Universidade Federal Fluminense)
Coordenação: Diogo Menezes Ferrazani Mattos (UFF)
Parcerias: Amsterdam University Medical Centers, Prefeitura Municipal de Niterói, Technology Innovation Institute (Dubai), LIP6 (França)
O projeto visa criar uma plataforma para gestão de acesso baseado em contratos inteligentes para organizações de saúde, baseado em blockchain (privada) para a recuperação dos documentos por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos, além de outras partes envolvidas no setor da saúde.
GT-MetaHealth: Proposta e avaliação de uma plataforma para ensino em saúde no metaverso (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Coordenação: Luciana Porcher Nedel (UFRGS)
Parcerias: startup SimulaEnf, Hospital de Clínicas de Porto Alegre
O projeto visa o estabelecimento de um novo modelo de ensino através de uma plataforma que utiliza Realidade Virtual (RV), atualização e acompanhamento das habilidades dos profissionais de saúde e alunos em ambientes hospitalares utilizando, explorando o conceito de metaverso.