RNP conquista certificação que atesta melhores práticas nos processos de engenharia de software
Em sua primeira participação no programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), realizado pela Softex com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a RNP conquistou a certificação do nível F, que confirma que os processos implementados pela organização no contexto de engenharia de software estão de acordo com as melhores práticas do mercado.
O “selo de qualidade”, com validade de três anos, garante aos clientes flexibilidade, segurança e previsibilidade relacionadas aos projetos contratados, maior qualidade dos produtos gerados e transparência na jornada percorrida em cada uma das iniciativas suportadas, bem como registro formal de todas as etapas da construção do produto, facilitando o cliente no entendimento da solução e no processo de internalização do produto quando entregue pela RNP.
“Para os clientes, saber que a RNP é uma instituição certificada MPS.BR garante para os mesmos a tranquilidade de que os produtos de softwares solicitados estão sendo desenvolvido dentro de uma boa prática que permite realizar a total rastreabilidade da construção, desde a etapa de requisitos até o produto final acabado, gerando mais transparência, segurança e facilitando a transferência de conhecimento tecnológico”, destaca o gerente de Projetos Digitais, Érico Domingues de Oliveira.
Com relação aos próximos objetivos da engenharia de software na RNP, o diretor-adjunto da USDE (Unidade de Serviços Digitais Especializados), Marcello de Jesus, comenta:
“Temos enormes desafios como próximos passos, que vão desde a criação de indicadores de gestão e performance para a unidade, bem como, amadurecer todo os processos metodológicos criados nos últimos 18 meses. Nossa visão para 2023 está pautada em utilizar fortemente a nossa metodologia criada e refiná-la baseado nos feedbacks já recebidos e catalogados pela equipe da RNP, buscando gerar uma versão 2.0 da mesma, com ainda mais agilidade e flexibilidade que nos permita buscar, em 2024, o nível C do MPS.BR”.
Níveis de maturidade do MPS.BR
O processo de certificação possui sete níveis de maturidade, identificados por letras do G ao A, do menor ao maior. O nível F, alcançado pela RNP é o segundo, sendo composto pelos processos do nível anterior (Gerência de Projeto, Engenharia de Requisitos e Capacidade do Processo) e por mais cinco processos:
- Gerência de Configuração
- Medição
- Aquisição
- Gerência de Processos
- Gerência Organizacional
Confira a pirâmide com todos os níveis: