RNP e M-Lab assinam MoU para disponibilização de medições de desempenho de rede para fins de pesquisa
A RNP e o M-Lab (Measurement Lab) assinaram um memorando de entendimento (MoU) para a inclusão de medidores de velocidade de conexão na rede da RNP e a disponibilização dessas medições de desempenho para fins de pesquisa.
Mantido pela entidade Code for Science & Society, o M-Lab hospeda o maior conjunto de dados de desempenho da Internet aberta do mundo, com cerca de 3 milhões de testes realizados diariamente em 239 países. Como um consórcio de parceiros de pesquisa, indústria e interesse público, o M-Lab se dedica a fornecer um ecossistema para a medição aberta e verificável do desempenho da rede global.
Atualmente, a RNP apoia grupos de trabalho sobre monitoramento de redes e ciência aberta. Com o M-Lab, a consolidação dos dados provenientes dos testes de velocidade da conexão dos clientes até os PoPs da RNP será fundamental para proporcionar uma visão mais detalhada da qualidade da rede, contribuindo para o avanço da pesquisa em infraestrutura de conectividade.
Para saber mais sobre essa parceria e conhecer como funciona o M-Lab, a Escola Superior de Redes (ESR), em conjunto com o Comitê Técnico de Monitoramento (CT-Mon), promoverá um webinar no dia 8/12, às 10h, com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edmundo Souza e Silva. No webinar, também será discutida a importância dessa cooperação para a comunidade de pesquisa em redes. Inscreva-se aqui.