RNP participa com Projeto TV 3.0 da SET EXPO 2024, maior evento de tecnologia e negócios do setor de mídia e entretenimento da América Latina

- 06/09/2024

Entre os dias 19 e 22/8, a equipe de pesquisadores do projeto TV 3.0 esteve presente na SET EXPO 2024, maior evento de tecnologia e negócios do setor de mídia e entretenimento da América Latina e que reúne as principais tendências do segmento em feira e congresso. O encontro, realizado em São Paulo, reuniu mais de 21 mil participantes e apresentou e discutiu temas como as transformações em decorrência da popularização do streaming, a utilização de inteligência artificial (IA) generativa e a chegada da TV 3.0.

Além de uma demonstração da nova geração da TV digital do país no estande do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), que recebeu a visita do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o projeto também teve espaço na programação do evento, com mais de uma dezena de apresentações e participação direta da RNP em dois painéis.

Image
SET Expo 2024

Apresentações na programação do evento

O debate “TV 3.0: Transformando Negócios e Redefinindo a TV Aberta no Brasil” reuniu profissionais do setor público e privado para falar sobre a evolução dessa nova tecnologia. O gerente de Soluções Adriano Adoryan participou juntamente com o diretor-geral da Abratel, Samir Nobre, a diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt e o diretor de Marketing da Accenture Song, Luiz Fonseca. A mediação ficou a cargo do assessor de Planejamento de Engenharia da RecordTV, Sérgio Buzetti.

Na sua apresentação, Adriano comparou as estruturas de financiamento da radiodifusão, da TV por assinatura tradicional e das plataformas digitais, expôs as diferenças entre a mídia de massa e mídia de nicho, elencou as diferenças entre radiofusão e streaming, e, por fim, apresentou oportunidaes em novos modelos de negócios na plataforma da TV 3.0 brasileira, destacando a importância da academia brasileira e a longa história da RNP no desenvolvimento de soluções de vídeo, remontando aos primeiros GTs de vídeo, no início dos anos 2000, antes mesmo do surgimento de Netflix ou YouTube e o lançamento do Vídeo@RNP, hoje Eduplay.

No painel "TV 3.0 e o Espaço Público da Comunicação”, Adriano Adoryan teve a companhia do diretor de operações, engenharia e tecnologia da EBC, Bráulio Ribeiro, do professor da UNESP Francisco Machado Filho e do editor-chefe da revista SET, Fernando Moura, para debaterem o futuro da comunicação pública com a nova tecnologia, assim como para a avaliação das inovações tecnológicas mediante os interesses do público com o intuito de contribuir para a democratização do acesso à informação.

Na conversa, o gerente de Soluções da RNP ressaltou os objetivos da TV 3.0, destacou os números relevantes e os principais desafios da TV pública. Após comentar sobre os alguns casos de uso analisados pelos pesquisadores e demonstrar as personalizações disponíveis para os usuários, ele explicou as possíveis contribuições da RNP no sentido do desenvolvimento e integração de políticas públicas relacionadas à TV 3.0, que reúne radiodifusão e banda larga.

Confira também a entrevista de Adriano Adoryan à SET TV para falar sobre as atividades da RNP no âmbito do projeto TV 3.0, os próximos passos e perspectivas de implantação.

Image
SET Expo 2024

                                                   Assistir!

Adriano também participou de uma conversa com a SET TV. Confira! (de 2h12m50 até 2h24m30)  

O professor Da UFPB e secretário de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa, Guido Lemos, que faz parte do grupo de pesquisadores da TV 3.0 também deu entrevista à SET TV. Ele falou sobre os alertas de emergência. 

Image
SET Expo 2024

                                                     Veja AQUI!