Três novos núcleos da Rute são inaugurados em SP, MG e MS

- 21/05/2014

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou na segunda-feira, dia 27, três núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Os beneficiados foram o Hospital  Municipal Mário Gatti (HMMG), em Campinas; o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte; e o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Com os novos núcleos, a Rute passará a ter 76 núcleos inaugurados e em plena operação em todo o Brasil.

A cerimônia teve início no Hospital Municipal Mário Gatti, onde estavam presentes o presidente do hospital, Dr. Arthur Sarti, o secretário municipal de Saúde de Campinas, Cármino Antônio de Souza, o presidente da Câmara de Campinas, o vereador Campos Filho, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina.

"Hoje, a Rute está em todos os estados brasileiros, pelo menos com um núcleo de telemedicina. Já são 24 estados conectados até 10 Gigas, o que representa um aumento de 280% da capacidade. Nosso objetivo é conectar os hospitais universitários e as instituições de ensino e pesquisa com a mais alta tecnologia para garantir assistência, pesquisa colaborativa e educação em todos os estados brasileiros", afirmou Messina. Além de mostrar a conexão da Rute, ele mostrou outros casos de sucesso da iniciativa como a primeira transmissão, ao vivo, de imagens no formato de Ultra Alta Definição 4K (2160 x 4096) de uma cirurgia cardíaca.

Por videoconferência, participaram das inaugurações, o Diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Cristiano Cabral, e sua equipe.

Durante a cerimônia, também se apresentaram os coordenadores dos núcleos inaugurados: Silvana Simão, Coordenadora do Núcleo do Hospital Mario Gatti; o prof. Henrique Oswaldo da Gama Torres, Coordenador do Núcleo do Hospital Risoleta Tolentino Neves, e Dr. Emerson Ferruzzi, o Coordenador do Núcleo do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, além de coordenadores de outros núcleos da RUTE já existentes tais como Beatriz Alckmin (UFMG), Leonardo Frajhof. (UniRio). "Já atingimos a marca de 1.000.000 de eletrocardiogramas laudados no sistema de Telediagnóstico do nosso Hospital das Clinicas", comentou Beatriz.

Entre outros objetivos, a Rute apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião continuada e educação permanente, e web conferência. A iniciativa é considerada uma das maiores do mundo na área pública, na integração de Hospitais Universitários e Instituições de Ensino, conectados à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A pesquisa colaborativa e o ensino permanente utilizam-se da conexão para integrar 50 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.