Workshop apresenta GTs 2013-2014

- 27/03/2014

No dia 12/3, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoveu o Workshop de Grupos de Trabalho 2013-2014. Na reunião, realizada no Rio de Janeiro e transmitida por videoconferência para as outras unidades da RNP e PoPs, os coordenadores dos oitos projetos integrantes do programa de GTs e dois coordenadores de serviços experimentais (resultantes de GTs) apresentaram os objetivos e os desafios de seus trabalhos.

“Nem sempre os grupos de trabalho dão origem a serviços experimentais, mas quase sempre geram produtos que podem ser utilizados nos serviços ou disponibilizados para uso da comunidade”, comentou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton, na abertura do evento.

Após a abertura e a apresentação dos projetos que entraram no programa em 2013 (VER ABAIXO), os GTs de Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmicos (ATER) e Serviço de Vídeo sob Demanda como Objetos de Aprendizagem (VOA), ambos de segunda fase, compartilharam os resultados obtidos no ciclo 2012-2013 e planos para os pilotos em 2014.

O evento contou ainda com a participação dos coordenadores dos projetos dos serviços experimentais CNC e AAAS, que foram desenvolvidos em GTs em ciclos anteriores, apresentando o escopo de trabalho para 2014. 

 

  

 

Primeiros passos

Na fase 1 do programa de GTs, seis grupos apresentaram as motivações de seus projetos e as propostas de trabalho para o ano corrente:

Plataforma IaaS Distribuída (PID): pretende promover o compartilhamento em nuvem de recursos computacionais entre participantes do sistema, aumentando a capacidade disponível para cada participante e reduzindo custos de infraestrutura nas instituições.

Plataforma de Análise de Incidentes (Plainc): os incidentes de segurança da informação são cada vez maiores e mais frequentes. Para possibilitar a avaliação e descoberta de conhecimento em cima dessas informações, a plataforma utilizará um mapa neural auto organizável.

Testbed para Espaços Inteligentes (TEI): ambientes físicos de experimentação ainda demandam enormes investimentos financeiro e humano. Com intuito de solucionar esses desafios, o GT pretende oferecer um ambiente instrumentado e controlado para viabilizar a experimentação em redes de sensores.

Análise de Experiência de Usuários (CoLisEU): o grupo pretende criar um sistema de coleta e monitoramento para análise da qualidade de experiência dos usuários de redes sem fio.

Serviço de Televisão IP de Alcance Global (IpêTeVê): o grupo pretende desenvolver tecnologias IPTV baseadas em recomendações internacionais capazes de promover interoperabilidade em escala global ao conteúdo multimídia da RNP e instituições associadas.

Sincronismo de Música em Rede (SIM): nessa primeira fase o GT SIM pretende desenvolver um protótipo para execução de música em rede, considerando latência e sincronismo.

Conheça mais sobre os GTs 2013-2014: http://memoria.rnp.br/pd/gt.html