Workshop promove a elaboração de soluções visando o fortalecimento da área de saúde na RNP
Nos dias 14 e 16/4, colaboradores de diversas áreas da RNP se reuniram para falar sobre as dores da área de saúde da organização. O workshop teve o objetivo de desenhar soluções visando a integração da comunicação e a melhoria do fluxo de informações entre os projetos desenvolvidos no âmbito da saúde.
O primeiro dia do encontro virtual foi iniciado com uma apresentação sobre os conceitos, princípios e organização do SUS, e o papel da RNP no cenário de relacionamentos no Ecossistema Saúde, conduzida pela pesquisadora da Fiocruz Angélica Silva.
Na sequência, o colaborador e facilitador Pedro Henrique de Castro utilizou diferentes metodologias para que os participantes colaborassem, por meio da ferramenta Miro, e chegassem a uma nuvem de problemas e soluções da Saúde na RNP.
O segundo dia foi marcado pelo debate. Os presentes (virtualmente) foram divididos em três grupos para discutirem e elaborarem soluções para a principal necessidade identificada: integração da comunicação e a melhoria do fluxo de informações entre os projetos de saúde na RNP.
Ao fim das conversas, uma votação com os participantes definiu que a solução mais “humanamente desejável”, “tecnicamente possível” e “economicamente viável” é a criação do Comitê Saúde para desenvolver a tríade: processos, pessoas e tecnologias na organização. Novos encontros futuros irão retomar as discussões para o encaminhamento das ações.
“Essa nova possibilidade de atuação integrada foi genial. Estou surpreso com a efetividade do processo virtual e muito satisfeito com o resultado”, afirmou o gerente de Relacionamento com a Saúde da RNP, Luiz Ary Messina, complementado pelo especialista da Comunidade Saúde, Paulo Lopes:
“A ideia foi a gente sair da visão tradicional dentro da Diretoria Adjunta de Relacionamento com a Saúde (Dari-Saúde). Esse trabalho, além da solução futura, permite essa integração que é muito importante para a organização”.