Seja um de nossos fornecedores
Qualificação de startups e fornecedores
Com o objetivo de promover a inovação aberta, a RNP quer encontrar bons parceiros dentro do universo de tecnologia. Para isso, abriu, de forma inédita, um processo de qualificação para startups e fornecedores que tenham o interesse em trabalhar em conjunto no desenvolvimento de soluções em TIC para a comunidade de pesquisa, ciência e educação. A intenção da RNP aproximar e aquecer o ecossistema de startups, visando cocriar soluções inovadoras e de altíssima qualidade, focadas na entrega de valor aos clientes da organização.
O diferencial dessa chamada é que, uma vez aprovadas no processo de qualificação, as empresas passarão a fazer parte de um cadastro e poderão desenvolver diversas soluções em TIC em conjunto com a RNP. Uma das principais vantagens desse tipo de contrato por demanda é a redução da burocracia e o consequente ganho de agilidade. Enquanto um processo de contratação tradicional pode demorar pelo menos dois meses, o modelo de qualificação criado pela RNP permite que o início dos trabalhos seja imediato, após rápida concorrência entre os qualificados.
Processo seletivo por pontuação
Para se tornarem fornecedores qualificados, o primeiro passo é preencher um cadastro e apontar as áreas temáticas em que a startup ou empresa possui experiência. São mais de 20 campos possíveis: interoperabilidade, automação, cloud computing, mobile, ciência de dados, banco de dados, internet das coisas, etc.
A próxima etapa é a avaliação de critérios específicos e a atribuição de pontos. Uma startup que consiga comprovar sustentabilidade em seu modelo de negócios, por exemplo, obtém 5 pontos na escala. Caso a mesma startup já tenha recebido algum tipo de investimento público ou privado, soma mais 5 pontos. Prêmios, clientes prévios e comprovação de experiência em determinada área também aumentam a pontuação.
Startups e pequenas empresas precisam alcançar um mínimo de 53 de um máximo de 258 pontos. Aquelas que não forem aprovadas nessa primeira etapa terão a oportunidade de tentar mais uma vez. A RNP vai manter o processo de captação aberto para que as companhias possam se adequar e se qualificar.
Nas médias e grandes empresas, o total de pontos vai a 299. No entanto, para esse grupo, não há mínimo de pontos exigido. A pontuação obtida vai servir para a elaboração de um ranking entre os fornecedores.
Contrato sob demanda
Uma vez aprovadas, essas startups e empresas passam a integrar o cadastro de fornecedores qualificados por um período de 24 meses, podendo ser ampliado para até 60 meses. Sempre que precisar, a RNP pode enviar às parceiras um pedido de solicitação de proposta de solução em TIC. Após o envio da solicitação, os fornecedores apresentam suas propostas. A RNP avalia e decide, baseado em critérios técnicos, qual delas ficará responsável por desenvolver a solução.
A RNP estabelece critérios elevados de qualidade em suas demandas. Assim, o desenvolvimento das soluções será acompanhado periodicamente, para evitar entregas com baixa qualidade. O não cumprimento de determinadas obrigações pode acarretar em penalizações que vão de multas à suspensão do contrato.
O prazo para recebimento das propostas relativas a este processo foi encerrado em 20/01/2023, sendo finalizado o primeiro sprint do processo em fluxo continuo para Qualificação de fornecedores e Startups.
Finalizada a fase de análise administrativa e técnica das propostas recebidas pela RNP em atendimento à ADC/11446/2022, divulgamos o resultado do referido Certame:
28 (Vinte Oito) empresas proponentes foram qualificadas, são elas:
Bloco 1 – Médias e Grandes Empresas
- Kumulus
- Elogroup
- Druid
- Lyncas
- Lanlink
- Redspark
- Vertigo
- CI&T
- CSP
- Datarain
- Join
- Very
Bloco 2 – Startups e Pequenas Empresas
- BrainyIT
- GetInsight
- Core Consultoria
- Data Grupo
- Dexa
- Finor
- Proxy TI
- Jack Experts
- SIBE
- Sinerji
- CAVA
- Ledger Tec
- Calriz
- Brintell
- Triad Integration
- 2TD