Apoio do CAIS fortalece segurança da informação na Embrapa
Os computadores de todas as unidades da Embrapa, conectados à RNP, têm proteção 24h por dia, de domingo a domingo! Programas de monitoramento e detecção de ataques cibernéticos enviam alertas diários às equipes do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP. Lá, técnicos experientes têm um olhar apurado para identificar qualquer sinal malicioso na rede e acionar os protocolos de proteção.
Além de contar com tecnologia de ponta, o centro trabalha com a conscientização e a capacitação de seus usuários para reduzir os riscos de ataques à rede.
Nos últimos anos, a Embrapa, com o apoio da RNP, tem investido em processos e capacitação de profissionais para atuar na segurança da informação da empresa. Em 2019, ainda em caráter piloto, foi criada a Equipe de Tratamento de Incidentes de Redes (ETIR-Embrapa). Já em 2021, houve a formalização e aprovação de regimento por parte da Diretoria-Executiva da Embrapa.
2021: Criação da Equipe de Tratamento de Incidentes de Redes
A ETIR funciona como um colegiado de empregados de diferentes áreas e unidades da Embrapa, que atuam em conjunto. Quando um incidente relacionado à segurança da informação é detectado na empresa, a Central de Serviços de TI é acionada e realiza uma primeira avaliação. Em seguida, a equipe da ETIR responsável pela região atua na notificação do incidente à unidade, realizando o acompanhamento e eventual suporte ao tratamento do incidente, que é feito pela equipe local de TI.
Paralelamente, como complemento, a Embrapa conta com o apoio do CAIS/RNP, que envia alertas diários de vulnerabilidades e incidentes de segurança na rede, além de suporte para a resolução de atividades maliciosas. “O diálogo com a RNP sempre foi muito amigável e produtivo, buscando o intercâmbio de informações e resolutividade nos tratamentos dos incidentes de rede”, diz o supervisor de TI da Embrapa, Rommel Teodoro de Oliveira.