Cinemas em Rede exibe documentário sobre casamento homoafetivo no Brasil
A próxima sessão do projeto Cinemas em Rede está marcada para o dia 11/8. O longa-metragem escolhido dessa vez é “Vestidas de Noiva”, de Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani. O documentário traça um histórico do casamento homoafetivo no Brasil e acompanha o processo de união das protagonistas. “Esse é um trabalho que celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias homoafetivas”, afirma Fabia Fuzeti, uma das diretoras e protagonistas do filme.
O filme traz ainda entrevistados André e Sérgio Moresi, o primeiro casal gay a se casar no civil no Brasil; Luciana Genro, importante figura política para a comunidade LGBT; Heloísa Alves, ex-coordenadora de políticas LGBTs do Estado de São Paulo, entre outros.
Após a exibição do filme, de 20h às 21h, haverá um bate-papo na Cinemateca Brasileira com as protagonistas e cineastas. O debate será transmitido para as outras salas via conferência web, pela ferramenta Mconf. Para Gabi Torrezani, esposa de Fabia e também diretora do “Vestidas de Noiva”, a sessão será um importante espaço de diálogo sobre o tema. “A principal ideia do documentário é dar visibilidade à causa e diminuir o preconceito que ainda existe”, afirma.
A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a RNP e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. A sessão de 11/8 integra nove salas: : Cine Vila Rica (Ufop); Cine Aruanda (UFPB); Cine Arte UFF; Cine UFPel; CineUFSCar; Cine Metrópolis (Ufes); Cinema da UFBA; Fundaj; e Cinemateca Brasileira.