MEC lança Programa ConectaRede, que disponibiliza serviços e soluções para 41 instituições da Rede Federal
Hoje (15/12), às 14h, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa ConectaRede. A iniciativa, desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), reúne e oferta um conjunto de soluções e serviços para atender as necessidades específicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em um processo de modernização da capacidade tecnológica e transformação digital na educação pública brasileira.
Com o lançamento, 41 instituições, como Institutos Federais e Escolas Técnicas, serão beneficiadas com a descoberta de novos serviços, sustentação e evolução de soluções, consultoria e capacitação. Fazem parte do Programa: Diploma Digital, Plataforma Aprenda Mais , Plataforma PlaforEdu, Repositório ProEDU, Plataforma For (PDI e Risco), Moodle em nuvem, Metodologia de Avaliação dos Contratos de Demanda de Energia (MACDE), serviços de backup e planos de capacitação com os cursos ofertados pela Escola Superior de Redes (ESR). O ConectaRede garante ganhos de escala, economia de recursos públicos, qualidade e padronização das ofertas, segurança e eficiência para a comunidade da Rede Federal.
Na cerimônia de lançamento que aconteceu no Auditório do MEC, a RNP marcou presença. A mesa de autoridades foi composta pelo diretor-geral da RNP, Nelson Simões; pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant`Ana; pelo Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, também do MEC, Kedson Lima; pelo subsecretário substituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do MEC, Delson Pereira; e pelo Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Alex, que estava na cerimônia de maneira remota.
Quando assumiu a fala, Nelson Simões destacou o caráter relacional da palavra “rede” presente no nome do Programa. “Estamos inaugurando aqui um modelo fundamental para fazermos a transformação digital. Não estamos falando apenas de plataformas, mas de formação continuada e desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades, em benefício dos nossos alunos e professores. As melhores competências estão nas nossas instituições. Nós conseguimos construir o que estamos apresentando aqui, de forma integrada, por meio de parcerias e com custos reduzidos. Isso é um tremendo legado, vai para além do que as instituições fizeram até aqui, isoladamente”, ressaltou o diretor-geral da RNP.
Já Tomás Santanna, Secretário da Setec (MEC), aproveitou seus minutos de discurso para agradecer a toda equipe que tornou o projeto uma realidade e declarou: “Essas ferramentas terão impacto nos estudantes, certamente, mas elas foram criadas para facilitar a vida dos gestores, como reitores e diretores das instituições. Defini um objetivo muito claro em 2018: melhorar a eficiência das nossas instituições. Hoje, entregamos um ecossistema de inovação para eficiência da Rede Federal. Com ganho de escala e escopo. O avanço desse projeto só foi possível graças a essa parceria. Um sonho que se sonha sozinho é só um sonho, um sonho que se sonha junto é realidade. Assim, reconheço a excelência e o profissionalismo da RNP!”.
Num segundo momento, o Gerente de Soluções da RNP, Roosevelt Benvindo, pode apresentar o Programa ConectaRede e reiterou: “Esse projeto tem tudo a ver com a razão de existir da RNP: conectar pessoas e seus sonhos e fortalecer a educação no país. Esse programa está saindo de uma visão de projeto para se tornar uma grande política pública de fomento à educação em todo o país!”.
A cerimônia foi transmitida no canal do Youtube do MEC:
Confira também algumas das soluções e serviços que fazem parte do Programa ConectaRede: