Representantes da Secretaria de Informação e Saúde Digital participam da primeira sessão de 2023 do CT-Saúde Digital
A primeira sessão do ano do Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital (CT-Saúde Digital), realizada na manhã de hoje, 11/4, contou com a participação especial de representantes da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), do Ministério da Saúde e mais de 100 especialistas acompanharam as apresentações e discussões.
Por ter sido convocada para uma reunião ministerial, a secretária, Ana Estela Haddad, não conseguiu estar presente, mas o diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), Cleinaldo Costa, a coordenadora-geral de Telessaúde (CGTS), Silvana Gomes Benzecry, e o coordenador-geral de Inovação em Saúde Digital (CGPIN), David Xavier, apresentaram a estrutura da secretaria criada no início de 2023 para impulsionar o avanço da Saúde Digital no país e responderam a perguntas dos participantes.
“Um dos pontos principais colocados pela secretaria (Ana Estela Haddad) é tentar integrar a Saúde Digital com o sistema de regulação. Ao desenvolver ações inovadoras, caminhar sempre junto com a regulação da telessaúde. A discussão atual é: como fazer isso? A partir do momento que você já tem o paciente monitorado, como fazer essa comunicação entre o sistema de telessaúde e o sistema de regulação. A ideia é que eles passem a se comunicar enquanto sistemas”, explicou Silvana Gomes Benzecry, que também falou da atenção especial aos Núcleos de Telessaúde, criados pelo Programa Telessaúde Brasil Redes a partir de 2007 e alocados, em sua maioria, em universidades.
“O resgate dos Núcleos de Telessaude é uma das missões da Seidigi, ajudando no reabastecimento com equipamentos tecnológicos nos locais. A construção de novos modelos passa, sobretudo, pelo empoderamento dos Núcleos”.
Mais atores no Comitê Gestor
O diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), Cleinaldo Costa, revelou a proposição feita e bem recebida pelo Comitê Gestor de Saúde Digital para a inclusão de representantes da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e da Fiocruz, ampliando ainda mais o debate para a definição das diretrizes.
Próximas sessões do CT-Saúde Digital
Após a apresentação da Seidigi, o CT-Saúde Digital seguiu suas atividades de discussão em grupos com três principais focos: ensino, pesquisa e assistência, com o objetivo de tentar entender o que é relevante, do ponto de vista dos problemas de saúde, para ser atendido pela RNP. Os insumos gerados nas sessões serão utilizados na a elaboração do relatório técnico final do Comitê e como referência no Programa Prioritário de Informática em Saúde Digital – PPI-SD, de interesse de toda a comunidade que trabalha com o tema.
Até outubro, serão realizados mais cinco eventos virtuais, abertos à participação de todos os interessados. Confira a programação das duas próximas sessões:
- 9/5 - Classes de Projeto (Classes Intervenções OMS) - Dra. Chinemerem Chika Eyetan (Dept of Digital Health (OMS): Quais são as classes de projetos de SD que melhor viabilizam que as prioridades de saúde sejam atendidas e quais dimensões da comunidade RNP são impactadas por cada classe de projeto - como habilidades, competências, recursos, produtos e serviços?
- 13/6 - Definição de Impacto da Saúde Digital - Dra. Angélica Baptista (ENSP - Fiocruz): O que devemos conceituar como impacto na Saúde, do ponto de vista da SD e da RNP?
Todos os eventos terão início às 10h e poderão ser acessados por AQUI!