RNP compartilha sua estratégia na oitava edição do Encontro com Fornecedores e Parceiros
A tarde de hoje, 18/5, foi inteiramente dedicada ao fortalecimento do relacionamento com fornecedores e parceiros na 8ª edição do Encontro com Fornecedores e Parceiros RNP. Com foco no compartilhamento da estratégia com esses stakeholders tão fundamentais para as entregas de valor da organização, o evento virtual contou com mais de 200 espectadores e quatro horas de programação com variados temas, entre eles, rede 5G, tecnologia e serviços disponibilizados às instituições clientes e cases de sucesso de inovação da RNP.
O pontapé inicial do encontro foi dado pelo diretor-geral, Nelson Simões, que destacou a importância do diálogo constante com os fornecedores e parceiros.
“Muito obrigado pela participação de você que é um parceiro da RNP e está aqui, novamente, dessa forma virtual. Esperamos que em breve seja uma nova forma, porque o novo presenvial também será diferente. Antes de mais nada, esse momento já se tornou tradicional na empresa, dia de nos encontrarmos, compartilharmos nossas estratégias e ouvi-los também, o que é muito importante. É uma tarde para trocarmos ideias e colaborarmos em conjunto”, reforçou Nelson, que em seguida fez uma breve apresentação sobre as conquistas da RNP nos últimos 10 anos e os desafios que estão por vir na próxima década.
Oportunidades em projetos estratégicos e 5G
Na sequência, o gerente de Projetos Especiais, Oswaldo Alves e o coordenador do Backbone Aluízio Hazin, abordaram o tema “A rede de pesquisa em prol da inclusão digital”, apresentando as oportunidades geradas pelos projetos estratégicos, entre eles, Nordeste e Norte Conectados, Educação Conectada e Infovias Estaduais, além da infraestrutura atual do backbone.
O primeiro painel do evento contou com a moderação do diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, e levantou o debate sobre a rede 5G, com a participação do diretor da Gartner, Marcus Pinheiro , do Tribe Leader de Negócios da Algar Telecom, Luiz Guilherme Del Gaudio Bocoli, o diretor de Marketing da Embratel, Alexandre Gomes da Silva, o diretor de Pré-Vendas da Oi, Fernando de Sá e o conselheiro da Abrint Erich Rodrigues.
Tecnologias e serviços disponíveis e inovação
Na segunda parte do Encontro, o diretor de Serviços e Soluções, Antônio Carlos Nunes e o diretor-adjunto da Escola Superior de Redes (ESR) levaram ao conhecimento dos fornecedores e parceiros as tecnologias e soluções desenvolvidas pela RNP para serem disponibilizadas às instituições clientes.
“O desafio que nos foi dado foi o de falar sobre “Tecnologias e serviços para atendimento às redes essenciais, redes essas formadas por pessoas”. Atendemos a um público de pesquisadores, unidades de pesquisa, professores, alunos e gestores de TIC que tiveram um impacto muito grande em função das dificuldades geradas pela pandemia. Isso obrigou também a RNP, com sua proposta de valor, a se reinventar para conseguir atender as nossas instituições com alternativas, soluções e inovações. E isso tudo muito em parceira com vocês, nossos fornecedores e parceiros, que estão sempre juntos conosco para que consigamos entregar da melhor forma possível esses serviços, capacitações e diversas entregas de valor como um todo”, afirmou Antônio.
Já Leandro Guimarães trouxe à tona as transformações e resultados alcançados pela ESR no ano de 2020. “Estamos em festa pelos 15 anos da ESR e já conseguimos colher diversos frutos. O impacto na parte de capacitação para nossas instituições é bem claro e conseguimos medir. No ano passado, precisamos nos adequar ao contexto da pandemia e fechamos 2020 com 3.267 alunos capacitados em 149 turmas. Esperávamos chegar a esses números em 2023, então antecipamos em dois anos e meio o nosso planejamento estratégico”, contou o diretor-adjunto.
Dando continuidade à programação, a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Iara Machado apresentou os cases de sucesso de inovação da RNP e deu uma breve pincelada na trajetória do Programa de P&D na organização.
“É uma estratégia que a RNP adotou em 2001, quando criou programas para desenvolver produtos e serviços para o seu portfólio. A RNP não queria ser uma agência de fomento, ela queria fazer isso junto com a comunidade de pesquisa, mas dando uma abordagem que aproveitasse o que tinha de melhor dentro daqueles laboratórios. Trazer a pesquisa para dentro da RNP e, com isso, incentivar esse desenvolvimento tecnológico. Na época era uma coisa muito inovadora e ousada. Para isso, criamos nossa gestão de P&D”, explicou Iara.
Pela primeira vez, o evento contou com um painel intitulado “Momento do Fornecedor”, no qual o diretor de Administração e Finanças, José Luiz Ribeiro, convidou o diretor nacional de Tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco e o executivo de Governo da Cisco Brasil, Paulo Osterkamp.
“Nosso objetivo com esse novo painel é ouvir e entender como vocês enxergam a RNP. Infelizmente, não conseguimos trazer todo mundo de uma vez, mas, aos poucos, vamos buscando e melhorando esse modelo, buscando as visões e percepções dos nossos parceiros com relação a essa interação com as nossas estratégias que vocês tiveram a oportunidade de ver ao longo das apresentações e conhecermos também as estratégias de vocês que são sinérgicas e convergem com as nossas”, afirmou José Luiz.
Momento reconhecimento
Já tradicional em todas as edições do Encontro com Fornecedores, o momento de reconhecimento dos fornecedores que se destacaram no ano anterior foi comandado pelo coordenador de Compras, Rodrigo Campos. Já a analista de Negócios e responsável pela captação de patrocínio, Fracislaine Oliveira, entregou os certificados aos parceiros que apoiaram os eventos da RNP em 2020.
Responsabilidade social e parcerias sustentáveis
A parte final do evento foi focada em dois assuntos que a cada ano que passa ganham mais força nas organizações. A gerente de Comunicação Corporativa, Stela Tsirakis falou sobre o primeiro Programa de Responsabilidade Social da RNP, que está em fase elaboração, e convidou todos os fornecedores e colaboradores a contribuírem com sugestões de projetos ou ações dos quais façam parte e possam gerar interesse na construção de uma parceria com a RNP.
“A gente quer estar com nosso parceiros e fornecedores nesse desafio! Muito em breve vamos divulgar a chamada para as iniciativas e queremos contar com a participação de vocês, que a gente aciona para tudo e estão sempre com a gente. A gente tem certeza que, sendo um assunto de cunho social, com o coração na inclusão digital, projetos de valor para a sociedade, além da própria missão da RNP que já abrange essa parte social, estaremos juntos”, ressaltou Stela.
O diretor de Administração e Finanças, José Luiz Ribeiro, voltou à tela principal para falar sobre parcerias sustentáveis e finalizar o evento.
“Uma parceria no ecossistema RNP para ser sustentável ela precisa atender a alguns critérios, que incluem, pelo menos, a aderência aos valores e princípios éticos e sociais da RNP. Nosso maior patrimônio é a nossa credibilidade. O engajamento no propósito da RNP para responder aos desafios da nossa missão de atender demandas da nossa comunidade, a busca pela inovação tanto nas soluções tecnológicas quanto nos processos e, principalmente, nos modelos de negócios. Alavancar oportunidades de crescimento tanto para nossa comunidade quanto para empresas parceiras e também inclui percepção e sensibilidade para os cenários econômicos de nosso país”, explicou o diretor.
Assista à gravação do Encontro com Fornecedores e Parceiros RNP na íntegra!