RNP destaca ofertas do Conecta Rede durante Forti e novas instituições aderem ao programa
A RNP esteve presente no Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (Forti), realizado nos dias 12 e 13/3, em Brasília, para reforçar os benefícios das ofertas do Programa Conecta Rede e também apresentar os primeiros indicadores da iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o objetivo de alavancar a transformação digital na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Entre as diversas ofertas do programa divulgadas no evento, os serviços Moodle e Backup se destacaram no que diz respeito ao interesse das instituições. Durante os dois dias do encontro, nove Institutos Federais aderiram ao Backup, elevando o número de adesões de 26 para 38 alcançando 95% de adesão da rede (são 41 IFs no total). Já o Moodle ganhou mais uma adesão, chegando a 23 no total e outras duas ficaram encaminhadas.
Segundo Roosevelt Benvindo, Gerente de Soluções responsável pelo Programa ConectaRede, a participação no Forti é muito relevante para a RNP, “pois permite avaliar a compatibilidade do Programa Conecta Rede com as exigências dos gestores de TI das instituições. Além disso, possibilita a escuta ativa para identificar novas demandas e necessidades emergentes para inovação, fazendo da iniciativa um catalisador da transformação digital na Rede Federal”.
Apoio em segurança e privacidade
No trabalho de diagnóstico das necessidades dos IFs realizado pelo programa, foi identificada a demanda de apoio consultivo em Segurança da Informação e Privacidade para que as instituições evoluam a maturidade e conformidade com o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI da SGD/MGI). Para atender a essa necessidade, a RNP incluiu um novo serviço no Conecta Rede.
“Foi desenvolvido um Plano de Trabalho Piloto que irá contribuir com a melhoria e conformidade das instituições, no qual serão elaborados 16 Políticas ou Normas Complementares e dois Processos de Segurança da Informação customizados para as instituições. Como parte dessa estratégia, o conselho técnico do Conecta Rede será o responsável pela priorização das instituições que serão atendidas na primeira fase do piloto, permitindo, assim, a análise e a possibilidade da escala da prestação do serviço de maneira gradual e segura”, conta o coordenador de Segurança da Informação e Privacidade da RNP, Rodrigo Facio.
Apresentações na programação
No primeiro dia do Forti, a RNP teve um espaço dentro da programação para apresentar serviço de Colocation no Centro Nacional de Dados (CND), uma demanda importante para apoiar a estruturação de infraestrutura para a Setec. No dia seguinte, foram destacados os serviços ligados à cibersegurança dentro do escopo do Centro de Operações em Segurança (em inglês, SOC) da RNP.
Workshop Consultoria Educacional
Nos dias 14 e 15/3, foi realizado o primeiro workshop do serviço Consultoria Educacional, ofertado pela Escola Superior de Redes (ESR), dentro do escopo do Conecta Rede. O encontro teve como objetivo principal apresentar e mapear o perfil das funções de operações e discutir as dinâmicas atuais da área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), especialmente em relação aos Institutos Federais. Durante as atividades, foram abordados temas como o SFIA (Skills Framework for the Information Age), perfis de OPS (Operações) e níveis de responsabilidade, visando a identificação e definição de habilidades relevantes para cada perfil de uma forma genérica para atender as demandas das instituições. Participaram 18 servidores representantes de IFs, consultadores da ESR e colaboradores da RNP.