Saiba como o tema segurança de redes de computadores é abordado em projetos de cooperação internacional

- 22/10/2018

Com o objetivo de compartilhar experiências sobre a segurança em redes e nuvens de computadores, a RNP convida para o segundo Webinar CooperaTIC três especialistas na área que atuam em projetos em chamadas de cooperação internacional com Estados Unidos e União Europeia. O evento será realizado no dia 6/11 às 15 horas e terá como tema ‘Projetos de cooperação internacional em segurança de redes de computadores’.

Além dos temas ligados ao aprimoramento de segurança em redes e nuvens de computadores, durante o webinar serão abordadas questões críticas deste tipo de prática que ainda necessitam de aprimoramento, como autenticação e privacidade, nuvens confiáveis, agrupamento de recursos isolados e seguros, responsabilização e rastreabilidade de dados em redes programáveis e virtualização segura em sistemas híbridos.

“Embora a segurança de redes de computadores ser um dos pilares de sustentação de todo e qualquer software e serviço de TI em todos os setores da nova economia digital, muito ainda precisa ser desenvolvido. O objetivo deste webinar é colocar especialistas que estão na fronteira da pesquisa sobre o assunto para compartilhar resultados e promover a troca de ideias”, explica o coordenador de projetos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC/RNP), Marcelo A. Marotta. O webinar é uma iniciativa do CTIC/RNP, em parceria com a Escola Superior de Redes (ESR) e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
 

Para acompanhar o webinar, acesse https://esr.rnp.br/webinar/ctic-seguranca.

Saiba mais sobre os projetos de nuvem no CTIC

Os convidados para ajudar a conduzir o webinar são representantes de três projetos que abordam a segurança de redes de computadores no âmbito da 3ª chamada de cooperação internacional Brasil e União Europeia e 1ª chamada coordenada de cooperação internacional entre RNP e NSF: SecureCloud, Insane e P4Sec. 

SecureCloud  (Secure Big Data Processing in Untrusted Clouds) desenvolve uma infraestrutura de segurança para sistemas de BigData sobre redes de nuvens de computadores não confiáveis.

O Insane (Improving Network Security at the Network Edge) objetiva detectar dispositivos maliciosos dentro de redes domésticas e, também, evitar que haja o vazamento de dados dos usuários em redes domésticas.

O P4Sec (Securing Networks in the Programmable Data Plane Era) é uma iniciativa para a criação de mecanismos seguros para análise do plano de dados das redes programáveis de computadores.

Convidados do webinar

[[{"fid":"28531","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"style":"width: 120px; height: 180px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Andrey Britto

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Ciência da Computação pela UFCG e doutorado em Informática pela Universidade de Tecnologia de Dresden, na Alemanha. Atualmente, é professor do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG e pesquisador do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD). Andrey tem participado de projetos de pesquisa e inovação na área de computação na nuvem, em especial com foco em aspectos de escalabilidade, privacidade e segurança de dados.

[[{"fid":"28532","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"height":"357","width":"475","style":"width: 120px; height: 90px;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Edmundo de Souza e Silva

Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ e doutor em Ciência da Computação pela Universidade da California, Los Angeles (UCLA). Edmundo foi professor/pesquisador visitante de renomados centros de pesquisa e universidades, incluindo IBM T.J. Watson research Center, IBM Tokyo Research Laboratory, UCLA Department of Computer Science. Atualmente é Professor Titular do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ. As suas áreas de interesse incluem redes multimídia, modelagem e análise de sistemas de computação. Edmundo é pesquisador I-A do CNPq. Recebeu a honraria Sócio Destaque do Ano da SBC em 2011 e o Prêmio Destaque SBRC/SBC 2012. É membro da Academia Brasileira de Ciências, membro da Academia Nacional de Engenharia e em 2008 recebeu a comenda da Ordem Nacional de Mérito Científico.

[[{"fid":"28533","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"link_text":null,"attributes":{"style":"width: 120px; height: 167px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Marinho Barcellos

É professor pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Doutorado em Computação pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra, em 1998. É Pesquisador Nível 1 do CNPq, coordenador do grupo de pesquisa em redes de computadores no Instituto de Informática da UFRGS e um dos diretores do SIGCOMM, Grupo de Interesse em Redes de Computadores da ACM, principal organização profissional americana na área da computação.