UFRGS desenvolve objetos de aprendizagem para treinamento em saúde
O Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (Napead) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolveu o projeto de vídeo Punção Venosa Periférica com Cateter, que auxilia profissionais de saúde nesse procedimento, comum na internação de pacientes hospitalizados, que exige alta competência técnica para a execução.
O conteúdo foi construído com o auxílio da ferramenta de autoria Cacuriá, que possibilita a criação de objetos de aprendizagem voltados à educação a distância. A plataforma foi desenvolvida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no âmbito do Programa de Grupos de Trabalho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Ela proporciona conteúdo multimídia interativo, armazenado e distribuído pelo repositório de vídeos do serviço da RNP.
O projeto de vídeo Punção Venosa Periférica com Cateter foi idealizado pela professora da Escola de Enfermagem da UFRGS, Ana Cogo, e sua equipe, com execução da secretaria de Educação a Distância da universidade. Ele permite a interação por perguntas e pela reflexão do usuário, possibilitadas pela ferramenta Cacuriá, e não exige conhecimentos de programação.
De domínio público, o vídeo Punção Venosa Periférica com Cateter está disponível a qualquer pessoa para livre utilização. Ele pode ser acessado no site http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/puncao/.
Fonte: UFRGS